Estranho como ficção: explosão imaginária em Kaesong tratada no filme de 2017 'Steel Rain'

(AP-Yonhap)

Por mais terrível que possa ser, o conflito entre as duas Coréias se tornou um dos assuntos mais provados dos recentes filmes de tenda da Coréia do Sul, capturando a imaginação das pessoas que vivem sob a constante possibilidade de guerra entre as nações divididas. .

E enquanto a maioria desses projetos tende a buscar a autenticidade histórica, raramente ocorrem incidentes do mundo real, como a explosão de terça-feira de um prédio de escritórios inter-coreano no Complexo Industrial Kaesong, ecoam contos de ficção em filmes anteriores, como visto em 2017 o thriller de ação política "Steel Rain", que atraiu cerca de 4,5 milhões de espectadores nas bilheterias.

"Steel Rain", dirigido por Yang Woo-seok e estrelado por Jung Woo-sung e Kwak Do-won, descreve uma história das duas Coréias em rota de colisão para guerra nuclear após uma tentativa de golpe militar no norte.

Outros filmes de destaque que se aprofundaram no tema da divisão das Coréias incluem o thriller de mistério "Joint Security Area" (2000) de Park Chan-wook e o filme de ação "Confidential Assignment" de 2017, estrelado por Hyun Bin e Yoo Hae-jin .

"Take Point", um filme de ação de 2018 estrelado por Ha Jung-woo e Lee Sun-kyun, centrou-se em se infiltrar em um abrigo secreto subterrâneo na Zona Desmilitarizada e no ano passado "Ashfall", um filme de desastre natural com Ha também como líder, seguiu uma história sobre a erupção do Monte Paekdu na ponta norte da península.

Baseado na série de quadrinhos da Yang em 2011, "Steel Rain" se concentra na premissa do líder do Norte, que não é identificado no filme, sendo secretamente trazido para o Sul em estado crítico, depois de se tornar alvo de um ataque de forças opostas. na liderança militar do Norte.

Um dos grandes cenários do filme centra-se no ataque de emboscada ao líder norte-coreano, que visita o complexo fabril na cidade fronteiriça do norte de Kaesong para um evento com diplomatas chineses. No filme, comandos militares norte-coreanos sequestram um sistema de artilharia do Exército dos EUA no Sul, causando estragos no parque industrial conjunto.

Depois de ver as notícias da demolição do escritório de ligação, os fãs de "Steel Rain" foram às redes sociais para comentar sobre a sobreposição de imagens do filme e o incidente da vida real.

Por coincidência, um cartaz e um trailer de "Steel Rain 2: Summit" foram lançados terça-feira apenas algumas horas antes de o Norte destruir unilateralmente o escritório de ligação.

"Assim como 'Steel Rain 2' está se preparando para chegar aos cinemas?" um usuário do Twitter escreveu em reação às notícias de uma explosão em Kaesong.

"Sons de explosão em Kaesong? Eu vi 'Steel Rain' ontem, é um filme historicamente preciso", comentou outra pessoa. Outro usuário enviou uma captura de tela das notícias de terça-feira sobre o incidente com o comentário "A imagem estática de 'Steel Rain 2 vazou.

O primeiro filme foi lançado em dezembro de 2017 em meio a tensões elevadas após o sexto e mais poderoso teste nuclear de Pyongyang em setembro daquele ano, uma série de testes de mísseis, incluindo um míssil balístico intercontinental, e constantes ameaças de guerra entre os Estados Unidos. Estados e o Norte.

Kaesong foi o principal ponto de apoio militar do Norte antes que o parque industrial conjunto fosse construído sob um acordo alcançado na primeira cúpula inter-coreana entre o então presidente sul-coreano Kim Dae-jung e o falecido líder norte-coreano Kim Jong-il em 2000.

Uma vez apresentado como modelo de cooperação econômica transfronteiriça, casando principalmente pequenas empresas manufatureiras do Sul com mão-de-obra barata e ainda qualificada do Norte, o complexo foi suspenso em 2016 após as provocações nucleares e de mísseis do Norte.

Seul e Pyongyang abriram o escritório agora destruído em 2018 como parte dos esforços para facilitar as trocas e a cooperação transfronteiriças, mantendo um canal de comunicação em funcionamento 24 horas.

Embora seja dirigido por Yang e também compartilhe duas das principais indicações de "Steel Rain", "Steel Rain 2", que será lançado ainda este ano, não é uma sequência direta e não compartilha o mesmo universo do filme de 2017. Yang subverte as expectativas do público invertendo as nacionalidades dos personagens interpretados por Jung e Kwak.

Jung, que interpretou um membro das ex-forças norte-coreanas no filme de 2017, é escalado como presidente sul-coreano, enquanto o personagem de Kwak, que era assessor de segurança nacional do líder sul-coreano, assume o papel de chefe do Comando da Guarda Suprema do Norte, que lidera um golpe.

Após uma crise fictícia que se desenrola depois que os líderes das duas Coréias e Estados Unidos são sequestrados em um submarino nuclear norte-coreano, "Steel Rain 2" também apresenta Yoo Yeon-seok como líder norte-coreano e ator escocês Angus Macfadyen em o papel do presidente americano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© gostouDoramei - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Ellen Roza | Tecnologia do Blogger.