Canais e conteúdos tóxicos sobre doramas


Sabemos que o universo dos doramas cresceu muito no Brasil e muitos outros países, e o número de adeptos à cultura K-pop só aumenta, e com tudo isso, infelizmente, nos são oferecidos diversos tipos de conteúdos, informações, resenhas, vídeos feitos por fãs, e por aí vai, com diversas críticas e até exigências absurdas, pois se esquecem dos costumes asiáticos, da própria cultura deles, que são exigidos nos dramas. Por exemplo: em dramas teens, de alguns países asiáticos, não podem ter cenas de nudez. Isso acontece na China, que é proibido em dramas teen e colegiais terem cenas de sexo, até mesmo beijos mais calientes

Eu tenho notado que no YT e alguns blogs têm também o tóxico. Aquela dorameira que ama mais criticar os dramas asiáticos, do que realmente fazer parte deste círculo que tem unido muitos adeptos do mundo todo. É cada vez mais comum alguém postar, escrever, gravar e expressar seu descontentamento com algum drama, só porque ele não atendeu às suas expectativas. É o que eu costumo chama-los de dorameira/o (s) mimados e tóxicos.

Eu tenho no meu pensamento, que quando a gente cria um conteúdo e oferece aos seguidores, principalmente em canais do YT, temos uma enorme responsabilidade naquilo que passamos e influenciamos. Imagina, eu não gostar de um certo drama e incentivar os meus seguidores a não assisti-lo, porque simplesmente, eu não gostei dele. Não é insano e ridículo? O certo é unir opiniões, abrir um leque de possibilidades para os seguidores avaliarem o conteúdo e se expressarem. É o certo e mais sensato.

De ontem para hoje, eu venho tentando mostrar para uma youtuber de um dos canais mais conhecidos sobre doramas, especificamente os coreanos, que incentivar o seu público a não assistir doramas, as quais ela julga não serem bons porque ELA não gostou, era completamente ridículo e só mostra que o seu canal está sem ideias inovadoras, além da total falta de criatividade. Ela por sua vez, não aceitou a dica, nem mesmo a possibilidade da auto crítica, e mostra a sua total falta de humildade, sendo uma das youtubers mais conhecidas nesse universo asiático.

E não é só ela. Tem outro canal de uma moça que adora postar vídeos com críticas bem duras aos doramas que ela não gosta e também incentiva os seus seguidores a não assistirem. E eu me pergunto, o que ganham com isso? O que ganham desmerecendo um trabalho dos dramas, e ainda tirando a liberdade de seus seguidores de conhecerem outros e novos trabalhos, sendo ditadores ridículos? Nada. Não ganham nada e quem perde são os seguidores.

Tomando como exemplo o drama Love Alarme. Eu vi uns cinco 5 canais falando mal desse drama só pelo fato de não terem aceitado o desfecho, e ainda tentaram desmotivaram os seguidores a assistirem a continuação. Eu achei isso extremamente triste, ridículo e coisa de gente mimada e patética. Eu adorei o desfecho que deu, mas muita gente não gostou, faz parte. A gente não gostar de um drama é completamente normal e humano, mas incentivar outras pessoas a deixarem de assistir só porque não gostamos é... BIZARRO. Sério. E isso acontece também em grupos do facebook e outras plataformas. Sempre tem uma "dorameira" mimada publicando críticas aos dramas, e ainda pedem para não "perderem" tempo assistindo. Na verdade, estão perdendo tempo com essas "dorameiras" tóxicas, que não têm sensibilidade para apreciar alguns trabalhos da tv asiática. E de gente tóxica assim o inferno está cheio.

Vou pedir aos meus leitores, seguidores e amigos que me acompanham, para que caso tenham alguma dúvida sobre assistir um drama, não vão em vídeos de críticas no YT, que na maioria das vezes só querem curtidas e mais seguidores, não estão preocupados com nada além de serem seguidos como uma verdade absoluta. Leiam a sinopse, assistam o trailer dele, e se possível, vejam ao menos o início do drama, antes de irem na opiniões de outras pessoas. Deem uma chance antes de bater o martelo. 

Eu escrevo resenhas há mais ou menos dois anos aqui, sobre todos os doramas que eu assisto. Eu procuro não desmotivar ninguém a assistir, e tomo todo o cuidado do mundo para não soltar spoilers, que eu sei que é algo muito chato.  Procuro contar o que achei, do que mais gostei e mostro os pontos positivos de cada drama, além de deixar sempre um trailer disponível para os fãs decidirem se assistem ou não. Eu nunca tiro essa liberdade de decisão de ninguém. 

Acho que o que falta em algumas "dorameiras" e youtuberes é a maturidade para expor suas críticas. Falta bom senso, respeito com os seguidores e são bastante egocêntricos. Quando os confrontamos,  vemos que eles não se importam se estão errados, apenas se vão perder seguidores, sem nenhuma humildade sequer, o que é mais triste.

Espero que esse post chegue à essas "dorameiras" e que elas tenham a chance de fazer a auto crítica e melhorem não só como dorameiras ou como influencers, mas como pessoas também.

Até mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© gostouDoramei - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Ellen Roza | Tecnologia do Blogger.